segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Kassab propõe mais obras para o transporte individual

Nesse último dia de janeiro de 2011, segundo uma reportagem publicada na Folha.com, o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), apresentou uma proposta para tentar diminuir o transito na capital e nas cidades de região metropolitana. E pasmem, o projeto se baseia em criar anéis viários e eixos de vias cruzando a cidade, basicamente para melhorar o fluxo do transporte individual.


O projeto usaria as vias existentes na cidade, necessitando de melhorias em alguns pontos específicos com túneis, viadutos e intersecções. Além do rodoanel (em construção), haveriam mais outros 4 anéis com diversas extensões, que segundo eles, reduziria a lentidão em até 35%.
Tudo isso parece muito bonito e simples, o problema é que obras para transporte individual reduzem transito, mas apenas por alguns meses, no máximo um ano. Com o aumento da oferta de vias, as classes sociais em ascensão na região metropolitana, e um preço abusivo de transportes públicos sem qualidade (se você não acreditou? pegue um ônibus pagando R$3,00 na avenida Interlagos, por exemplo, e em horário de movimento que você vai acreditar), em pouco tempo esses anéis estarão lotados e esse trânsito será ainda maior.
São Paulo tem ainda uma proporção de 33% para cada modo de viagem (individual, coletivo e a pé) mas pelo que tudo indica, isso deve mudar em breve, piorando a situação. As calçadas deterioradas como estão, a qualidade dos transportes coletivos despencando, o preço subindo e nenhum projeto de corredor apresentado pela prefeitura são sinais claros do caminho errado que a cidade está tomando.
Vamos esperar que esse projeto não vá pra frente, ou até vá, mas com faixas exclusivas para ônibus nos quatro anéis e nos eixos que cruzam a cidade, além de diversas outras obras de corredores que venham a ser feitas. Talvez um bilhete único sem taxa extra ônibus-metrô e preços especiais para quem usa 2 vezes ao dia de segunda a sexta. Somente com essa mudança de filosofia poderíamos imaginar uma saída para o transito da cidade. Enquanto isso ficamos com essa imagem "bem humorada" do caminho que São Paulo está tomando, com todos esses projetos pouco "coletivos" que vêm sendo feitos.

(L. M. Alves)

Um comentário:

Antônio C. disse...

Olá. Sou usuário dos ônibus da capital. Posso garantir que a qualidade está não só igual, mas sim decaindo a medida que esse valor do ônibus sobe. Depois do aumento de R$3,00, se tornou ainda pior. A prova mais concreta da tendência em investimento apenas em transporte individual. Impossível imaginar uma luz no fim do tunel com essa política atual. Acaba logo mandato do Kassab!!!