sábado, 18 de setembro de 2010

Mais Metrô na Zona Leste

A expansão do Metrô de São Paulo tarda, e muito provavelmente não falhará no caso da estação Vila Prudente. A expansão da Linha 2 (Verde) até o bairro da Zona Leste da capital trará enorme benefício para o transporte urbano.

Iluminação Estação Vila Prudente

Essa é uma estação moderna e será a primeira estação subterrânea de São Paulo a ter a iluminação natural na maioria de sua extensão.

Estação Vila Prudente

A previsão inicial da inauguração era para março deste ano, porém atrasos fizeram com que somente em agosto a estação fosse liberada aos usuários. No entanto, ainda em operação assistida, num horário reduzido e fora do "rush". Muito em breve deve começar a funcionar em conjunto com o resto do sistema e são esperados 66 mil passageiros/ dia. A necessidade é tão grande que seu funcionamento já iniciará movimentado.
O volume de tráfego deve ser muito maior conforme o tempo passar, pois o bairro tende a continuar o crescimento que vem seguindo desde janeiro de 2008, quando começaram a se espalhar notícias da então futura estação de metrô. Nesse período, o setor imobiliário da Vila Prudente teve uma valorização de 40%. Segundo Elaine Baiter, gerente imobiliária, são previstos mais 20% de aumento em pouco tempo. Além disso, futuramente os planos do Metrô preveem conexão desta estação com a Linha 15 (Branca) do Metrô.

Estação Vila Prudente - Obras em 2009

Essa ligação encurtará distâncias para muitos moradores, não só da Zona Leste paulistana, mas também da região do ABC paulista. Isso porque após o metrô, um monotrilho seguirá caminho interligando a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, passando por corredores metropolitanos da EMTU. Hoje, a viagem dessa região, predominantemente residencial, para o centro-sul de São Paulo, onde estão localizados muitos empregos é muito complicada. Enquanto o funcionamento do metrô é iminente, o monotrilho já está em construção na Av. Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
Com esse sistema funcionando, a tendência é que a Linha 3 (Vermelha), a pior no quesito lotação, tenha um alívio. Atualmente muitos ônibus da região beneficiada têm como destino as estações Tatuapé e Carrão, de onde os usuários seguem viagem com destino ao centro da cidade.

(F. Coutinho)

Nenhum comentário: