quarta-feira, 7 de abril de 2010

Curitiba é recebe prêmio internacional de sustentabilidade

No dia 7 de abril de 2010, a cidade de Curitiba recebeu o prêmio de sustentabilidade (Sustainable City Award) pela entidade sueca Globe Award. A cidade já é conhecida mundialmente pelo bem sucedido plano de transporte a base de ônibus que a algumas décadas foi implantado e supre bem até os dias atuais a demanda da cidade. Um sistema de metrô está sendo planejado atualmente, porém é um pouco contestado, já que com menos investimento é provavelmente possível implementar o sistema de ônibus atual suprindo totalmente as necessidades atuais.
Muito conhecida em todo o Brasil pela limpeza urbana, Curitiba agora recebe o prêmio de sustentabilidade, desbancando concorrentes como Sidney, Malmö (Suécia), Múrcia (Espanha), Songpa (Coréia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia). O prêmio será entregue dia 29 de abril em Estocolmo.


Dentre os vários programas apresentados pela cidade, o que se destacou foi o programa Biocidade. Há uma certa contestação da oposição em alguns aspectos como o destino do material a ser reciclado entregue a ONGs sem muita prestação de contas, porém é um programa de muita importância social e ambiental. Já foi apresentado em diversos congressos e discussões em todo mundo, como uma inovação para grandes centros urbanos.
A nota do Globe Forum destacou que "particularmente, a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade é bem delineada e gerenciada numa clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural, econômica e social".
O que o Brasil precisa agora é tomar como exemplo o projeto de Curitiba, além de diversos outros projetos sociais e investir para idéias como estas se espalhem por todo o país, para resolver nossos grandes problemas sociais sempre de olho na sustentabilidade ambiental.

(L. Alves)

Nenhum comentário: