sábado, 24 de outubro de 2009

Modelagem simples em 3Ds Max 9

Modelagem simples de uma cadeira, em 3D.
Uma idéia inicial para auxiliar no aprendizado.



Por: Tiago Reis
Web: http://tiagoreis.com/

****************************************************

Modelagem de uma cadeira a partir de um Box e com isso comece a desenvolver seus objetos em 3D

Neste tutorial vamos desenvolver com conceitos básicos de modelagem no 3Ds Max 9 uma cadeira simples, mais que lhe dará base para desenvolver diversos objetos como mesas e outros objetos inorgânicos.
É bom lembrar que o 3Ds Max 9 apesar de ser uma ferramenta completa ela não é indicada para modelagem de precisão e sim desenvolvido para englobar todos os aspectos do processo de criação, o 3Ds Max possui ferramentas indispensáveis para estúdios de efeitos visuais, cinema, games e publicidade, por tanto, não vamos se prender em medidas neste tutorial, ficará livre para modelar com suas medidas, apenas seguindo as proporções de sua visão.
Vamos modelar os polígonos através, dos vertes e pelas faces do polígonos, usando os modificadores Extrude e Bridge. Extrude é modificador que faz um corte na superfície do objeto criando um degraus solido sobre o mesmo ou para dentro do mesmo. Bridge é um modificador cria um ponte solida entre duas ou mais faces, utilizando parâmetros que possibilita alterar o formato da ponte
Para desenhar qualquer objeto em 3D é necessário localizá-lo no espaço tridimensional. Como no Plano Cartesiano, que você já deve ter visto nas aulas de álgebra do colégio, utilizamos em 3D os eixos X e Y para localizar a posição do objeto horizontalmente e verticalmente, já adicionando o eixo Z ao sistema de coordenadas, podemos definir um ponto em qualquer lugar do espaço tridimensional, por tanto podemos definir que o eixo Z como profundidade.
Para criar objetos 3D é indicado buscar referencias do mundo real, por tanto, tentar encontrar imperfeições e passar para o objeto em 3D, buscando transformar o mais real possível.


01 - Clique no botão Box na caixa de ferramentas Object Type e altere os Parâmetros length Segs para 7, Width Segs para 7 e Height Segs para 1 com isso inserimos novos segmentos ao Box.
02 - Clique e arraste na vista Perspective para desenhar, ao soltar clique quando encontra a espessura ideal para o Box. Para visualizar os segmentos pressione a tecla F4.
03 - Clique com o botão direito do mouse sobre o objeto Box criado. Selecione no menu que aparecerá sobre o mesmo a opção Convert to Editable Poly para converter para polígono.
04 - Clique em Vertex para modelar pelos os pontos do objeto. Podemos também usar para modelagem os Edge (linhas), Border (Bordas), Polygon (polígonos) e o Element (todo objeto).
05 - Na vista Top selecione clicando e arrastando sobre os pontos. Agora pressione a Tecla W do teclado para movimentar os Vertex usando as setas verdes e vermelhas.
06 - Modele os pontos de forma simétrica como mostrada na figura acima. Para Conferir clique Na vista Perspective, pressionando o botão central do mouse + Alt mudando o anglo de visão.
07 - Selecione no menu mostrado no passo 4 Polygon. Na vista Perspective selecione com a tecla Ctrl os polígonos indicado acima. Verifique se não selecionou a polígonos a traz do Box.
08 - Clique com o botão direito do mouse sobre o objeto e ao aparecer o menu selecione a opção Extrude clicando a esquerda da palavra Extrude onde o ícone é uma janela.
09 - Selecione a opção Group e altere a opção Extrusion Height observando pela vista Perspective os resultados do Extrude até encontrar a altura ideal, ao encontrar clique em OK.
10 - Em seguida selecione com a tecla Ctrl os polígonos das pontas como repetindo o processo anterior de Extrude só que não pressione OK. Estamos quase terminando o encosto.
11 - Continuando o passo anterior pressione no botão Apply e ajuste para o tamanho observando a figura acima. Pressione novamente no botão Apply e depois no botão OK.
12 - Selecione com a tecla Ctrl os polígonos indicado na figura. Para melhor visualizar movimente o anglo de visão da vista Perspective com a tecla Alt + o botão central do mouse.
13 - Após selecionado os dois polígonos, pressione o no botão Bridge (ponte), indicado na figura. Na janela Bridge Polygons altere o numero de Segmenters para 3 e pressione OK.
14 - Selecione os seguimentos que estão indicados na figura usando a tecla Ctrl. Mude o anglo de visão da vista Perspective para facilitar a seleção usando Alt + botão central do mouse.
15 - Em seguida pressione novamente o botão Bridge para criarmos uma ponte entre os dois seguimentos selecionados que servira de encosto para as costas de sua cadeira.
16 - Altere o numero de Segmenters para 10, Taper para -1.96 e caso queira mais suavidade aumente o Smooth e clique em OK quando chegar ao resultado esperado. Observe a figura.
17 - Em seguida vamos criar o encosto para cabeça de sua cadeira, selecionando os Vertex na vista Font como indicado na figura. Certifique que selecionou todos os pontos indicados.
18 - Depois de selecionado os vertex (pontos), pressione a tecla W para ativar o Scale e para movimentar-los, clique e arraste para cima sobre a seta verde no eixo Y.
19 - Altere a visualização da vista Perspective, de modo que podemos visualizar a parte inferior da cadeira, usando a tecla Alt + botão central do mouse pressionado.
20 - Selecione os seguimentos com a tecla Ctrl pressionada, verificando se não selecionou segmentos da parte de cima da cadeira. Clique em Extrude como mostrado na figura.
21 - Ajuste a Extrusion Height observando a vista Front até encontra o tamanho desejado, lembrando que o comprimento total é um pouco maior, pelo fato de faltar o encosto para os pés.
22 - Clique no botão Apply ajustando novamente o comprimento e clique em Apply mais uma vez para determinar o comprimento total do pé da cadeira. Clique em Ok para finalizar.
23 - Selecione os seguimentos indicado na figura para criar uma ponte entre eles que servira de apoio para os pés. Mude o anglo de visão verificando se selecionou seguimentos extras.
24 - Clique no botão Bridge e ajuste os Segmenters para 1, Taper para 0 e clique no botão OK para finalizar sua cadeira. Para visualizar pressione a tecla F9 para renderizar.

(T. Reis)