domingo, 15 de março de 2009

O nível do mar com o aquecimento global

Muito se fala hoje em dia do aquecimento global. Apesar de bem tarde, é bom que pelo menos agora o mundo está dando mais valor nesse assunto, que tende a ser cada dia mais comum e mais fácil de se observar as consequências.
Há não muito tempo atrás muitos pesquisadores fizeram projeções para o futuro do nível do mar com um aumento de cerca de cinco a dez centímetros no próximo século. O fato que é o problema é bem mais grave do que se pensava.
Segundo a revista "Nature Geoscience", uma pesquisa feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Flórida, dirigida por Jianjun Yin, diz que o nível do mar deve subir na verdade cerca de meio metro (50 centímetros) até 2100 no Atlântico Norte. O interessante disso é que segundo os pesquisadores, o aumento para o resto do mundo é inferior, chegando a 25 centímetros.
Esse aumento maior na região da "Big Apple" (ao redor de Nova York) se deve ao arrefecimento das correntes marinhas no Atlântico Norte.
O problema deve então tornar-se ainda mais grave para os países baixos europeus que já sofrem com o nível do mar elevado a muito tempo e terão que aumentar seu diques ainda mais. Já a costa americana, principalmente a grande cidade de Nova York, deverá começar a pensar em contenção do avanço das águas.
Nada é certeza nesse assunto, o fato é que as projeções para o futuro não cansam de no alertar para uma diminuição da produção de poluição urgente para assim tentar diminuir as consequências trágicas no futuro. Já que toda fonte de poluição que conhecemos hoje, sabe-se que com um pouco de investimento, pode ser diminuída e em alguns casos até eliminada.

(L. M. Alves)

Nenhum comentário: