domingo, 14 de dezembro de 2008

Inaugurada a maior estrutura de bambu do país

Nesse último sábado, dia 13 de dezembro de 2008, foi inaugurado o Centro de Cultura Max Feffer na cidade de Pardinho, interior de São Paulo.
O espaço tem cerca de 6.000 m² e o objetivo de apoiar o desenvolvimento de Pardinho e região junto ao Instituto Jatobás, com lazer, diversão, inovações e bem-estar à população local.


O local do novo centro foi cedido pela prefeitura local em uma praça da cidade. A construção utilizou-se de técnicas modernas de green buildings e pode obter o certificado Leadership in Energy and Environmental Design pela United States Green Building Council.


O centro utiliza a estrutura já instalada para construção, além de aumentar a permeabilidade do terreno, tem sistema de tratamento de esgoto com raízes de plantas e reutiliza diversos materiais antes tidos como lixo: portas e paredes de demolição, madeiras, latinhas de bebidas, etc.
Sobre tudo isso há uma mega estrutura de bambu destacando a necessidade de uma construção mais sustentável, de baixo custo e alta resistencia.


Um belo exemplo de desenvolvimento sustentável e uma bela estrutura que, aos simpatizantes do bambu como material de construção, pode ser admirada e analisada bastanto uma viagem à cidade de Pardinho, a 208 Km da cidade de São Paulo.

(L. M. Alves)

2 comentários:

Pedro disse...

Muito legal este post! Parabéns!

Anônimo disse...

Wow! This building looks amazing. I will definitely go for a trip over there to see it.